domingo, 11 de dezembro de 2011

IMAGEM DA MÍDIA IMPRESSA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE NORTE – UFRN
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEDIS
CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: A IMAGEM NA MÍDIA IMPRESSA
PROFESSOR: CÉLIA MARIA DE ARAÚJO
MARCOS AURÉLIO FELIPE
CURSISTA: MARILENE ARAÚJO DA CRUZ
TUTOR: FÁBIO ALEXANDRE
POLO: NATAL








A IMAGEM NA MIDIA IMPRESSA







NATAL/RN
2011

APRESENTAÇÃO
Imagem é valorizada porque proporciona emoções, seduz e atrai se não fosse assim, não teria efeito e não atrairia o público. É importante capturar a atenção das pessoas para que se envolvam e procurem entender o que lhe é proposto.
Através da leitura de imagem pode-se entender um fato, uma história de um povo. O ser humano tem a capacidade de representar por meio da imagem acontecimentos, momentos, relacionados com o mundo que o cerca.
Imagens são importantes recursos para a comunicação de idéias didático-pedagógicas. No entanto, além da indiscutível importância como recursos para a visualização, contribuindo para a inteligibilidade de diversos textos, as imagens também desempenham um papel fundamental na constituição das idéias didáticas, ou seja, são meios que o ser humano utiliza para reconhecer e refletir sobre uma realidade ou pessoa, podendo recriar ou até mesmo reproduzir os fatos reais em busca do conhecimento.
Sendo assim, o presente trabalho enfoca os efeitos que a imagem impressa promove através da interpretação da tela, “Retirantes” de Cândido Portinari, retirado do Livro, “Viver e Aprender” Língua Portuguesa, 5º ano do Ensino Fundamental. Onde ao trabalhar as questões de interpretação, conduz o aluno a perceber os elementos que compõem a mesma: cores formas, planos, etc.
Podemos dizer que a leitura critica de uma imagem também contribui para nossa interpretação e compreensão do mundo. Assim como vimos na obra “Retirantes”, que faz um apelo a nossa memória nos remete relembrar a realidade da fome e da miséria, assim Portinari soube conduzir o tema com muita sabedoria, nos levando a profundas reflexões.









DESENVOLVIMENTO
Portinari representa o povo nordestino, mostrando a necessidade que o povo tem em abandonar sua terra em busca de uma vida melhor em outro lugar. Pode ser visto também como uma representação da migração, que é o processo de mobilização espacial de um grupo de pessoas que se deslocam de um lugar para outro. Que vão buscar em outras terras condições de vida, trabalho, estudo, felicidades e dignidade, muitas vezes esses povos fogem da sede, fome, pobreza e miséria em si.
A obra de Portinari, sobretudo a tela Retirantes, possui um grande caráter social por sua vez nos orienta a fazer uma leitura de mundo, que propiciará uma construção de sentido para nossa realidade. O interesse de Portinari pelo espectador é algo muito significativo, pelo fato de saber que a imagem é uma linguagem capaz de falar mais que as palavras.
A imagem sempre foi utilizada pelo homem para realizar a sua comunicação, esta revela seu modo de ser, viver e perceber o mundo, por isso se faz tão importante sua leitura. Considerando que a imagem é traduzida por elementos visuais, seu recrescimento só torna-se possível através da visibilidade. Visto que as imagens visuais são aquelas que têm maior significação para o ser humano, são estas que possuem uma maior capacidade de comunicar-lhe de forma mais ágil e precisa, portanto a imagem é para o homem algo muito significativo na construção de saberes.
Sabemos que a primeira leitura realizada pelo individuo é a leitura de imagens, que antecede à leitura da palavra, nela lemos o mundo, as outras pessoas e as coisas que nos cercam assim o primeiro mundo que buscamos compreender é o da nossa família, a casa, momentos na pracinha da cidade etc. e ao buscarmos essa compreensão estamos fazendo uma leitura de mundo, ou seja, a leitura de imagens. Portanto, são leituras criticas prazerosas, envolventes e bastante significativas para nossa vida.
























CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante do exposto, fica clara a importância de se trabalhar com a leitura de imagem impressa, mostrando que a leitura não-verbal também pode oportunizar um entendimento da realidade.
É importante destacar que as possibilidades de utilização das imagens como ferramentas de ensino não são meramente ilustrativas, mas implicam, numa comunicação contextualizada, em sua leitura, ou seja, em sua decodificação. O reconhecimento de que a ilustração faz parte do conteúdo dos livros e que, por assim ser considerada, deve também ser avaliada e aponta para uma situação que desenha o século XXI: aprender a ler imagens humaniza o homem, a alfabetização pela imagem, sendo mais uma ferramenta na construção do conhecimento.
Portanto, as vantagens de se trabalhar com a imagem, é que esta, permite uma leitura mais rápida, pois as imagens têm uma razão de ser e de transmitir algo. Qualquer tipo de texto acompanhado por imagem proporciona ao leitor pontos positivos, pois, não é preciso ter um domínio lingüístico para entendê-la, como também realizar uma leitura mais rápida, quando comparada a uma leitura de um texto. Sendo importante ressaltar, que uma imagem não é apenas ver o que há nela, mas sim tentar compreendê-la.
Candido Portinari conseguiu retratar em suas obras o dia a dia do brasileiro comum, procurando denunciar os problemas sociais do nosso país. No quadro “Retirantes”, produzido em 1944, Portinari expõe o sofrimento dos migrantes, representados por pessoas magérrimas e com expressões que transmitem sentimentos de fome e miséria. Então, entende-se que eles fugiram dos problemas provocados pela seca, pela desnutrição, pelos altos índices de mortalidade infantil no nordeste, desse modo todos esses fatores contribuíram para migração e desigualdade social.
Por fim, concluem-se que por meio de imagens é possível analisar fatos reais presentes no nosso cotidiano, vivenciados em qualquer época da história, se bem trabalhado pelo professor pode resultar em um conhecimento bem mais significativo para o aluno. Ou por outro lado as imagens presentes nos livros didáticos podem contribuir para a reprodução da ótica capitalista dominante e excludente, tudo vai depender da forma como está sendo trabalhado em sala de aula e da visão que cada um tem do mundo a sua volta.
Assim a leitura nos permitiu uma análise dos critérios em respeito às imagens em mídia impressa. A imagem selecionada mostra a arte regional em uma linguagem de expressão moderna e ilustrada, bem como a arte visual e suas várias formas de interpretação e comunicação com a realidade, buscando conduzir ao aluno uma forma diversificada de leitura e comunicação com a informação, a arte e a cultura de um povo.
REFERÊNCIAS

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus,1995.

ASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo:

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no Ensino da Arte: anos
oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 1991.

ARAUJO,Olívio Tavares. Cândido Portinari. Disponível em:
http://www.portinari.org.br/ppsite/cdbrasil/itamarati. rd4. Acesso em: 22 maio de
2005.

MATOS, Cloder Rivas, Viver e aprender Português – 5º ano/ Cloder Rivas Matos, Joana D’Arque Gonçalves de Aguiar – 8. ed.-São Paulo:Saraiva, 2004.

http://www.slideshare.net/patricianobille/tarefa-1-a-imagem-na-midia-impressa

http://casadeportinari.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário