ESCOLA
MUNICIPAL PROFª IVANIRA PAISINHO
LABORATÓRIO:
MARIA DO SOCORRO ARAÚJO
TURNO:
VESPERTINO
RELATÓRIO DO 1º BIMESTRE
REGENTE:
MARILENE ARAÚJO DA CRUZ
PARNAMIRIM/RN
JUNHO 2011
RELATÓRIO
DO 1º BIMESTRE, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
O
laboratório de informática Maria do Socorro Araújo, apesar de já desenvolver um
trabalho, só veio a ter possibilidades de iniciar um trabalho diferenciado com
as TICS (Tecnologias da Informação e Comunicação) a partir deste ano. O
laboratório é um espaço privilegiado de muita informação e que merece ser
aproveitado para uma melhor educação.
O
laboratório tem seu Plano de Ação, que é “Leitura e Escrita”, e este caminha em
consonância com a Escola que está sempre trabalhando a temática: “Ler, contar,
recontar e fazer de conta”. Fazendo essa ponte o laboratório trabalha dando
ênfase as necessidades do educando que é principalmente: “Ler e escrever”, para
ser um cidadão consciente, crítico e participativo na sociedade.
Dentro
dessa temática desenvolvemos diversos trabalhos, aonde os alunos vinham ao
laboratório pesquisar; fábulas contos e poesias, e a partir daí começaram
desenvolver cartazes, produções textuais livres, reescrita, desenhos,
coreografias, dramatizações e peças. Ficando como produto final de tudo que foi
trabalhado no laboratório e na sala de aula, o “Restaurante Literário”, que foi
a culminância do projeto. Muitos trabalhos foram expostos na escola neste dia,
havendo assim a participação da comunidade escolar. Ainda trabalhamos leitura e
reescrita, ortografia, cruzadinhas, caça-palavras, as operações matemáticas,
blocos de montar, biografia de Câmara Cascudo, Monteiro Lobato e Esopo, as
regiões brasileiras e os pontos cardeais entre outros conteúdos.
Uma
das ações que está em nosso Plano de Ação é estimular o hábito da leitura
através da pesquisa de diferentes gêneros textuais, e isso conseguimos
realizar, porque o aluno escolhe que tipo de texto quer ler, e sem aquela
cobrança, onde ele ler por prazer mesmo, e isso é muito significante. Uma das
dificuldades encontradas no laboratório é o “Orkut” que os adolescentes gostam
tanto e que de vez enquanto surge um aluno querendo acessar.
Concluo
que foi muito proveitoso este trabalho no laboratório, sendo satisfatório o
resultado alcançado, mas isso é só o começo, podemos ousar mais, é só querer. Lembrando
que temos um banco de textos e atividades a serem desenvolvidas, em caso de não
ter internet.
Os
sites mais trabalhados com os alunos foram os seguintes:
www.sitededicas.com.br;
www.contandohistoria.com.br;
www.sol.eti.com.br
- alfabetização;
www.kidleitura.com.br
www.atividadeseducativas.com.br
www.imagem.eti.br;
www.jogos.fera.net.234;
www.aprende.brasil.com.br;
www.rede.escola.com.br;
http://drkaos.psico.ufrgs.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário