segunda-feira, 25 de junho de 2012


ESCOLA MUNICIPAL PROFª IVANIRA PAISINHO

LABORATÓRIO: MARIA DO SOCORRO ARAÚJO

TURNO: VESPERTINO

































RELATÓRIO DO 1º BIMESTRE























REGENTE: MARILENE ARAÚJO DA CRUZ



















                            







PARNAMIRIM/RN

JUNHO 2011



RELATÓRIO DO 1º BIMESTRE, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA





O laboratório de informática Maria do Socorro Araújo, apesar de já desenvolver um trabalho, só veio a ter possibilidades de iniciar um trabalho diferenciado com as TICS (Tecnologias da Informação e Comunicação) a partir deste ano. O laboratório é um espaço privilegiado de muita informação e que merece ser aproveitado para uma melhor educação.

O laboratório tem seu Plano de Ação, que é “Leitura e Escrita”, e este caminha em consonância com a Escola que está sempre trabalhando a temática: “Ler, contar, recontar e fazer de conta”. Fazendo essa ponte o laboratório trabalha dando ênfase as necessidades do educando que é principalmente: “Ler e escrever”, para ser um cidadão consciente, crítico e participativo na sociedade.

Dentro dessa temática desenvolvemos diversos trabalhos, aonde os alunos vinham ao laboratório pesquisar; fábulas contos e poesias, e a partir daí começaram desenvolver cartazes, produções textuais livres, reescrita, desenhos, coreografias, dramatizações e peças. Ficando como produto final de tudo que foi trabalhado no laboratório e na sala de aula, o “Restaurante Literário”, que foi a culminância do projeto. Muitos trabalhos foram expostos na escola neste dia, havendo assim a participação da comunidade escolar. Ainda trabalhamos leitura e reescrita, ortografia, cruzadinhas, caça-palavras, as operações matemáticas, blocos de montar, biografia de Câmara Cascudo, Monteiro Lobato e Esopo, as regiões brasileiras e os pontos cardeais entre outros conteúdos.

Uma das ações que está em nosso Plano de Ação é estimular o hábito da leitura através da pesquisa de diferentes gêneros textuais, e isso conseguimos realizar, porque o aluno escolhe que tipo de texto quer ler, e sem aquela cobrança, onde ele ler por prazer mesmo, e isso é muito significante. Uma das dificuldades encontradas no laboratório é o “Orkut” que os adolescentes gostam tanto e que de vez enquanto surge um aluno querendo acessar.

Concluo que foi muito proveitoso este trabalho no laboratório, sendo satisfatório o resultado alcançado, mas isso é só o começo, podemos ousar mais, é só querer. Lembrando que temos um banco de textos e atividades a serem desenvolvidas, em caso de não ter internet.



Os sites mais trabalhados com os alunos foram os seguintes:

www.sitededicas.com.br;

www.contandohistoria.com.br;

www.sol.eti.com.br - alfabetização;

www.kidleitura.com.br

www.atividadeseducativas.com.br

www.imagem.eti.br;

www.jogos.fera.net.234;

www.aprende.brasil.com.br;

www.rede.escola.com.br;

http://drkaos.psico.ufrgs.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário