sexta-feira, 29 de junho de 2012

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Aula 12


 Analisando o processo educativo percebe-se que o uso da educação física em Roma não tinha o mesmo sentido dos gregos, que gostavam de competições esportivas e combinavam ginásticas e poesias, já os romanos utilizavam a educação física como forma de se preparar para a vida militar. Os romanos priorizavam como finalidades educativas, o conhecimento da agricultura, da guerra e da política, esses saberes muitas vezes eram repassados de pais para filhos. Sem esquecer que a educação em Roma de importância do pater família, e as especificidades dos primeiros professores. Aos olhos dos romanos, a família é o meio natural em que deve crescer e formar-se uma criança.



Aula 13


Na Idade Média a educação era de total responsabilidade da igreja. As escolas funcionavam anexas as catedrais, ou em mosteiros, sendo a igreja a grande disseminadora do conhecimento durante a Idade Média. Está enquanto instituição de ensino se preocupava em ajudar aqueles que necessitavam, podendo ser ajuda de ordem material ou espiritual. A historiografia atual revela outras interfaces da Idade Média, onde as contribuições culturais, revelam um período que não ficou apenas na escuridão, mas um período que trouxe grandes contribuições culturais, mesmo acontecendo em passos lentos, por ser um momento em que tudo acontecia sob a égide de valores fechados e dogmas dos ideários cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário